Instituto Alforriado Matias promove Griot - Guardiões da Cultura para celebrar os idosos do Barreiro com festa e diversas atividades

  • 14/03/2025
  • 0 Comentário(s)

Instituto Alforriado Matias promove Griot - Guardiões da Cultura para celebrar os idosos do Barreiro com festa e diversas atividades

Foto: Marlon Andreata

Em uma grande festa no sábado, 22 de março, o Instituto Alforriado Matias celebra a vida na terceira idade com apresentações musicais de Maurício Tizumba com Júlia Tizumba e Marinho San. A entrada para idosos e crianças é gratuita; para a comunidade, o preço é popular

Para reafirmar o compromisso com a valorização das pessoas idosas, o Instituto Alforriado Matias, realiza uma série de atividades que destacam a importância desta população como guardiões da memória e tradições. São atividades como aulas de artesanato, yoga, vivências de contação de histórias e apresentações musicais gratuitas, entre os dias 10 e 19 de março, em três instituições na região do Barreiro, Belo Horizonte: Instituição de Longa Permanência para Idosos - ILPI Cristo Rei, Centro Cultural Urucuia e Quinta Arte. Já no dia 22, o encerramento será marcado pela "Festa Griot", evento cultural, no Quinta Arte, para celebrar a cultura afro-brasileira através da memória e sabedoria dos nossos mais velhos, em especial, a do Alforriado Matias símbolo de liberdade, bravura e resistência que viveu no Barreiro no século XIX. O encerramento terá entrada gratuita para idosos e crianças e ingressos a preço popular (R$5) para o público em geral. Ingressos pelo link: sympla.com.br/evento/festa-griot/2867978.

Para algumas culturas em África, Griot são os mais velhos que contribuem para a grandeza da comunidade mantendo viva a oralidade, transmitindo relatos, saberes, tradições culturais e narrativas de seu povo. A sabedoria e as experiências dos mais velhos do Barreiro é uma oportunidade para promover a interação entre gerações. Nesta premissa, os idosos da região terão acesso gratuito ao projeto Griot - Guardiões da Cultura, que além de conscientizar a sociedade sobre os desafios enfrentados por esta população, promoverá o bem-estar por meio de atividades culturais e intergeracionais para cerca de 500 pessoas de todas as idades.

A grande festa de celebração das vivências, memórias e histórias dos Griots da comunidade do Barreiro, está marcada para o dia 22 de março, a partir das 16h. Aberta para todos os públicos, trará para o centro das atenções o tema envelhecimento como deve ser tratado: com leveza, uma vez que, faz parte do processo natural da vida. Com isso, Marlon Andreata, cofundador do Instituto Alforriado Matias, garante que a intenção é incentivar a interação entre as gerações. Ele explica que será o momento de escutar os mais velhos: “Estamos realizando nosso primeiro projeto voltado para a pessoa idosa, para poder trazer esse espaço de inclusão, de visibilidade e de protagonismo a elas. Nós estamos vivendo numa sociedade que envelhece cada vez mais, em BH são quase 20%, segundo o Censo IBGE 2022, fizemos uma pesquisa. Então o Griot vem para exaltar a sabedoria dos idosos, sobretudo, os barreirenses”, explica.

Programação com protagonismo da terceira idade desde a produção até as atrações

O show de abertura será realizado por Marinho San, que é cantor, compositor, instrumentista, arranjador e produtor fonográfico. Nascido em Teófilo Otoni na década de 60, a história do artista com o Barreiro é longa. Mudou-se para região aos 13 anos com a avó materna. “Cresci no Barreiro tocando em bares da região tocando Gil, Fagner, Djavan. É uma grande satisfação participar da Festa Griot, o Barreiro é minha prioridade, é minha raiz musical. Foi aqui que me desenvolvi”, afirma. Hoje, aos 69 anos e mais de 25 anos de carreira, participa ativamente de festivais por todo o Brasil, consolidando-se como um dos grandes nomes da música brasileira.

Outra grande atração é o show de Maurício Tizumba e Júlia Tizumba. Ele é um artista plural que, com 52 anos de carreira, faz um percurso artístico de grande relevância nacional. Ela é atriz, cantora e percussionista. Juntos no palco, a dupla passeia pelos ritmos afro-mineiros, pelas cantigas do congado, por canções próprias e releituras de compositores mineiros. “Sempre busco as ruas, as praças e o povo. Somos pai e filha, e dividimos palcos de música, teatro e telas de audiovisual há muitos anos e, no dia 22 de março, nos apresentaremos juntos novamente no Projeto Griot.”, declara com alegria.

Haverá também uma roda de conversa, que será conduzida por Dulcinea do Carmo, agente Cultural e mobilizadora social e representatividade da terceira idade, e Ayobami Nombulelo, cofundadora do Instituto Alforriado Matias. O público será levado ao entendimento sobre o conceito "Curva da Felicidade”, da antropóloga Miriam Goldenberg. O conceito diz que a partir dos 50 anos, a felicidade tende a aumentar à medida que as pessoas passam a valorizar mais sua liberdade e a viver com mais autenticidade. A discussão também trará a questão sobre como a sociedade enxerga o envelhecimento. “A ideia é desconstruir estereótipos como fragilidade e incapacidade”, afirma.

Alforriado Matias: o grande ancestral Griot do Barreiro - O Instituto Alforriado Matias carrega o nome de um homem símbolo de coragem, autenticidade e e liberdade, que, no século XIX, enfrentou a escravidão na fazenda Barreiro, atual região do Barreiro, em Belo Horizonte. Matias, que foi escravizado até seus 60 anos, não se deixou definir por sua condição, pelo contrário, lutou pela sua liberdade de forma audaciosa e digna. Após ser injustamente vendido por Cândido Brochado, um escravocrata e líder conservador, Matias, com o apoio de mulheres em situação de escravização, traçou um plano para se vingar de seu opressor. Ao saber que Brochado estava em viagem, armou uma emboscada e fez justiça com suas próprias mãos, mesmo diante da retaliação e de uma morte brutal na prisão, Matias escolheu a liberdade, não apenas em vida, mas em sua resistência e legado. Tornando-se uma verdadeira inspiração de resiliência e liberdade. Honra ao Mérito - Em maio de 2022, Matias foi reconhecido pela sua contribuição na história de Belo Horizonte em cerimônia de entrega, aos representantes do Instituto Alforriado Matias, do título póstumo de Honra ao Mérito.

O projeto Griot - Guardiões da Cultura é realizado com recurso da Lei Paulo Gustavo, Edital público nº 02/2023 - BH Múltiplas Artes e Culturas.

Inscrição para as atividades culturais

O público da terceira idade poderá se inscrever para atividades de aulas de artesanato, yoga e oficina de Memórias que acontecerão no Quinta Arte e no Centro Cultural Urucuia nos dias 19, 20 e 21 de março. A Oficina de Artesanato foi planejada por Sandra Helena para que o público possa explorar a criatividade e a sustentabilidade. Com a utilização de materiais reciclados, os participantes terão a oportunidade de transformar objetos simples em peças únicas e cheias de significado. A atividade estimula a coordenação motora e a concentração promovendo um sentimento de realização ao verem suas criações ganharem vida. O yoga é uma ferramenta poderosa para conectar corpo e mente, proporcionando momentos de introspecção e bem-estar. Especialmente pensadas para atender às necessidades da pessoa idosa, a atividade será conduzida por Ayobami Nombulelo para promover o equilíbrio físico, mental e emocional. Com posturas adaptadas e exercícios de respiração, a prática ajuda a melhorar a flexibilidade e a postura, além de reduzir o estresse e a ansiedade. Já na Oficina de Memórias com Mirian Barbosa, o objetivo é promover a valorização do sentimento de satisfação com o envelhecimento e o pensar nos ciclos da vida. A oficina de memórias será um espaço dedicado a valorizar as histórias, vivências e experiências dos participantes. Haverá também apresentação musical com Marinho San nos locais onde acontecerão as oficinas. As atividades são gratuitas e podem ser feitas presencialmente na secretaria das instituições (Centro Cultural Urucuia: Rua W-3, 500 - Pongelupe e Quinta Arte: Avenida Sinfrônio Brochado, 1053 - Barreiro) e também pelo formulário on-line: https://forms.gle/J1fjAB4HQ9BcRtxt7.

Sobre o Instituto Alforriado Matias - organização sem fins lucrativos cultural criada para acessibilizar cultura. Idealizado pelos produtores culturais Marlon Andreata e Ayobami Nombulelo. É uma plataforma de aceleração e conexão entre produtores culturais para democratizar o acesso à cultura por meio da valorização da produção cultural na região do Barreiro. Algumas das ações já realizadas pelo instituto pela memória de Matias foram um mini-documentário sobre sua história, disponível no YouTube. A organização já realizou no Barreiro seis edições do MABAM Festival, em celebração à cultura afro-brasileira e uma edição do Festival Amanhêser, em 2024, para a formação de rede e fortalecimento dos laços entre as mulheres mães. Ayobami explica que "acessibilizar cultura é também ouvir e contar a história das pessoas. Nós acreditamos que uma sociedade que está conectada com a sua cultura é uma comunidade forte. É mais difícil ser colonizado outra vez! Queremos ampliar a história do Barreiro contando a história das pessoas negras, em especial, com o projeto Griot, as idosas”.

Quatro anos de história - O Instituto Alforriado Matias promove cultura no Barreiro desde 2017, no entanto em fevereiro de 2021, que a formalização aconteceu, e já coleciona reconhecimentos importantes. Em 2023, recebeu o Certificado de Honra ao Mérito póstumo do Alforriado Matias e o Certificado de Ponto de Cultura, pela Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura. Além disso, foi premiado pela contribuição à Construção Nacional da Cultura Hip-Hop pela Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura.

SERVIÇO:

"Festa Griot"

Data: Sábado, dia 22 de março

Hora: A partir das 16h

Local: Qunta Arte (Avenida Sinfrônio Brochado, 1053 - Barreiro)

Valor: Entrada gratuita para idosos e crianças, e ingressos a preço popular (R$5) para o público em geral 


#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Sou Má

- Ludmilla feat. Tasha e Tracie

top2
2. Calm Down

Rena

top3
3. ADL | Major RD | Mc Hariel | Mc Marechal | Leci Brandão (Prod. Índio)

Favela Vive 5 - ADL

top4
4. Zona de Perigo

Léo Santana

top5
5. Até que Durou

Péricles

Anunciantes