ƎX-MAGINATION Em Festa: espetáculo afrofuturista estreia curta-temporada!

  • 18/09/2024
  • 0 Comentário(s)

ƎX-MAGINATION Em Festa: espetáculo afrofuturista estreia curta-temporada!

Foto: Guto Muniz

Celebrando a vida das mulheres negras, o espetáculo premiado pelo Prêmio Leda Maria Martins realiza duas apresentações (20 e 21/09) no Teatro Espanca (BH)

Há dois anos, a espaçonave da alienígena ƎX fez seu primeiro pouso em Belo Horizonte, trazendo para o público mineiro uma jornada de autodescoberta na Terra, após aterrissar sem memória em terreiros da cidade. Passando por casas, quintais, quilombos e templos para recuperar a memória e entender sua missão de vida, na história, ƎX, conta com a ajuda do afeto e respeito incondicional existente no futuro afrofuturista de nosso planeta. Depois de duas temporadas itinerantes, o espetáculo traçou um novo plano de voo e, desta vez, realiza duas apresentaçõesgratuitas, com distribuição de 60 senhas na portaria do Teatro Espanca (R. Aarão Reis, 542 – Centro), nos dias 20 e 21/09 (sexta e sábado), às 19h30.

A curta-temporada faz parte do novo projeto “ƎX-MAGINATION Em Festa!”, que, além de trazer a peça de volta aos cartazes, agora reúne novas atrações com o intuito de festejar a vida das mulheres negras LBTQIAP+. “O principal objetivo dessa temporada é realmente comemorar a existência de mulheres negras que continuam lutando e resistindo no Brasil.Às vezes é difícil comemorar alguma coisa, mas o simples fato de estarmos aqui, existindo, já é motivo para celebração. A ideia é reunir essas artistas que fazem parte da nossa equipe e dar visibilidade à nossa arte, que tem muito a dizer sobre nossas existências e além delas. É um trabalho muito colaborativo, onde cada pessoa traz sua contribuição única. E isso é o que a gente quer compartilhar com o público”, afirma Michelle Sá, atriz que dá vida à alienígena ƎX.

Com a dramaturgia de Nívea Sabino, o espetáculo realiza uma viagem encantada em que o planeta Terra se encontra no estágio de evolução sonhado por muitas pessoas: um lugar em que o amor e a convivência pacífica entre seres diferentes prevalecem. A alienígena negra cai na Terra vinda do planeta LSP-44, dimensão em que a ganância e a intolerância instauraram uma crise biológica e social, que em muito se parece com a realidade atual de nossas sociedades.

Fugindo de guerras, racismo, violência de gênero, falta de água e homofobia, a personagem ƎX, uma cidadã da sociedade de mulheres lésbicas, as Gingas, inicia uma jornada em busca de suas memórias perambulando terreiros onde a fé e união entre pessoas negras são as bases da sobrevivência. Nestes lugares ancestrais, ela encontra o acolhimento, amor familiar, afeto entre mulheres, além do contato com a terra, água e as plantas que fertilizam a sua busca pelo autoconhecimento.

ƎX não anda só: mais Gingas a bordo!

No dia 20/09, sexta-feira, a festa mira no futuro das artes cênicas belorizontina e se aproxima da educação, convidando estudantes do Centro Interescolar de Cultura, Arte, Linguagens e Tecnologias (Cicalt) para conversar sobre o afrofuturismo no teatro, após a apresentação da peça. “Eu sou educadora, então para mim, o público jovem é o melhor. Adoro quando essa juventude chega junto, e acho que é muito importante essa interação com o teatro, especialmente para quem está começando. Trazer estudantes para o Teatro Espanca é muito importante, pois ele é um território negro no centro da cidade, um espaço de resistência”, comenta Michelle Sá.

No sábado, dia 21/09, depois de conferir a apresentação de ƎX-MAGINATION, a festa segue na companhia da poeta Nívea Sabino e a cantora Júlia Deodora. Abrindo viagem com a performance poética “Na beleveza de ser”, Nívea, uma das grandes produtoras da Poesia Marginal brasileira e dramaturga da peça, leva ao público a vocalização de textos autorais escritos ao longo de sua trajetória.

“A ideia é compartilhar uma seleção de poesias que falam sobre essa beleveza de ser uma mulher negra, criar um encontro poético com o público e celebrar a nossa existência. Levar a peça e minha poesia para o Teatro Espanca é muito especial, pois eu tenho uma relação muito forte com o espaço, pelo Slam e pela cena da poesia marginal de BH. É um espaço muito intimista, onde a gente está perto do público e pode sentir a reação deles em tempo real. Isso é muito especial para quem trabalha com arte, porque essa resposta imediata do público é algo que nos alimenta, nos motiva a continuar", comemora Nívea Sabino.

Na sequência, Julia Deodora apresenta um show com muita ginga e romance. Cantautora, instrumentista e responsável por operar a trilha sonora de ƎX-MAGINATION, Julia traz para a nave composições que vão do samba ao afro soul. A apresentação será acompanhada por uma banda formada apenas por mulheres, composta por Cissa do Cavaco (cavaquinho), Valéria Santos (baterista) e Flávia Basstos (baixo).

“Vai ser uma apresentação autoral, com músicas que falam de amor entre mulheres e que tem um toque 'sapatônico', como a gente gosta de dizer. É um repertório que mistura samba com pop e algumas músicas que estão no meu álbum que está sendo gravado e se chama KADARA, que significa destino em iorubá. As músicas dialogam com afeto, ancestralidade e negritude”, afirma Júlia Deodoro.

Celebrando voos altos

Em 2023, o espetáculo ƎX-MAGINATION foi premiado pelo Prêmio Leda Maria Martins na categoria Performance do Tempo Espiralar. A premiação leva o nome da Rainha de Nossa Senhora das Mercês do Reinado de Nossa Senhora do Rosário do Jatobá, dramaturga e pesquisadora do campo das artes e reconhece trabalhos notórios no teatro, poesia e performance.

Além disso, ƎX-MAGINATION ainda tem a felicidade de celebrar o sucesso da temporada de circulação em terreiros e templos de religiões de tradição afrobrasileira realizada no primeiro semestre. “Foi uma experiência muito rica, com um público muito diverso. O ƎX-MAGINATION Em Festa vem para celebrar essa caminhada, porque agora a gente traz isso de volta para o centro da cidade, para um espaço que também é nosso, que é o Espanca”, comemora Michele Sá.

ƎX-MAGINATION Em Festa tem o fomento da Secretaria Municipal de Cultura de Belo Horizonte, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura no Edital Zona Cultural Praça da Estação 2023 ( Projeto Nº 1891/2023).

Serviço:

Curta-temporada do espetáculo afrofuturista ƎX-MAGINATION

Primeira apresentação: 20/09, sexta-feira, às 19h30, no Teatro Espanca (R. Aarão Réis, 542 – Centro). Debate sobre afrofuturismo no teatro com turmas do Cicalt.

Segunda apresentação: 21/10, sábado, às 19h30, no Teatro Espanca (R. Aarão Réis, 542 – Centro). Apresentação da performance “Na beleveza de ser” da poeta marginal Nívea Sabino e show da cantautora Julia Deodora.

Ingressos: Gratuito, sujeito à lotação de 60 pessoas. Senhas distribuídas na porta do teatro.

Sinopse: ƎX-MAGINATION é um espetáculo premiado pelo Prêmio Leda Maria Martins, que conta a história de ƎX, uma alienígena que, após perder a memória, inicia uma jornada de autodescoberta na Terra, passando por terreiros, quintais e quilombos de Belo Horizonte. Inspirado na vivência e ancestralidade de mulheres negras, o espetáculo aborda temas como afeto, respeito e luta contra o racismo.

Instagram: https://www.instagram.com/x.magination/ 

 


#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Sou Má

- Ludmilla feat. Tasha e Tracie

top2
2. Calm Down

Rena

top3
3. ADL | Major RD | Mc Hariel | Mc Marechal | Leci Brandão (Prod. Índio)

Favela Vive 5 - ADL

top4
4. Zona de Perigo

Léo Santana

top5
5. Até que Durou

Péricles

Anunciantes