Preta Gil, Majur, Tasha & Tracie e mais: veja o line-up do Festival Feira preta 2024
- 22/03/2024
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São Paulo, março de 2024 - Quase dois meses antes do evento, o Festival Feira Preta anunciou o lineup com detalhes das atrações confirmadas. Com o tema “Ser Feliz é a Nossa Revolução”, a 22ª edição será realizada de 03 a 05 de maio de 2024, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, e conta com um cronograma intenso de atividades. A expectativa de público é de 50 mil pessoas e a festividade contará com três palcos na programação, ativações de marcas, feira de empreendedores, palestras e espaço gastronômico.
Entre os shows estão confirmados Baile da Preta, com Preta Gil e participação de Majur, o encontro de Dona Onete e Lia de Itamaracá, Attooxxaa com Ricon Sapiência e Larissa Luz, Tasha & Tracie, com Mc Luanna e Duquesa, as festas e festivais pretos de vários estados, como Psica (PA), Batekoo (BA) com Evehive, Bronx (RS), Latinidades (DF), Baile Black Bom (RJ), Afrolovers (SP); as rodas de samba Prettos, com Fabiana Cozza, Resenha da Nala, Sambadela e Cacique de Ramos; e os blocos afro Zumbiido, com Ilê Aye.
Com uma visão audaciosa e transformadora, o festival surge com uma proposta inovadora: estabelecer e fortalecer laços de felicidade coletiva, enquanto celebra e enaltece as identidades pretas. Este momento marcante representa uma virada significativa, onde novas experiências são propostas e novos horizontes serão explorados pelo público do evento. Para alcançar esse intento, a equipe da PretaHub, holding por trás do Festival Feira Preta, uniu esforços com Bárbara Soalheiro, mentora da metodologia do MESA, e sua equipe, para reunir uma gama de especialistas em festivais, publicidade e entretenimento. Juntos, colaboraram na concepção de soluções que delineiam esta nova fase da história do Festival, elevando-o a um patamar ainda mais inspirador e impactante.
“O Festival Feira Preta é um dos principais movimentos que propõe para a comunidade negra um espaço seguro, potente e de celebração. Realizar a 22ª edição destaca ainda mais, a importância do passado, presente e futuro no que somos hoje. Queremos mostrar a felicidade do povo preto e as potências que fortalecem o empreendedorismo afrocentrado e ampliar as vozes da nossa cultura”, comemora Adriana Barbosa, fundadora do Festival.
O Festival tem como patrocinadores masters as marcas Mercado Livre, Mercado Pago, Doritos®, Seda®, Budweiser e Beats. Juntas, elas se uniram ao evento com o intuito de possibilitar uma experiência enriquecedora para o público, sobretudo no que diz respeito à cultura, ao social e à economia criativa preta.
Ao longo desses 21 anos, mais de 250 mil pessoas, 7 mil artistas, 3 mil empreendedores do Brasil e de outros países da América Latina já passaram pelo evento. No formato online, em 2020 e 2021, foram mais de 65 milhões de views. Ao todo, com as vendas de produtos e serviços de afroempreendedores, o Festival movimentou mais de R$ 15 milhões diretamente. “O Festival Feira Preta é um lugar onde podemos ser quem desejamos, existir sem medo, ser e nos reconhecermos abundantes. E é por este motivo que reestruturamos nosso festival para se tornar algo ainda maior e possível de experiências, trocas e felicidades coletivas”.
Sobre o Festival Feira Preta
Criado em 2002, no formato de feira e com foco na venda de produtos de empreendedores negros, o Festival Feira Preta, com o passar dos anos, se tornou referência em lifestyle, tendências, empreendedorismo, impacto e o que há de mais inventivo e inovador na criatividade afrobrasileira. O evento reúne, também, diversos artistas e empreendedores negros expoentes no Brasil e de outros países da América Latina, tornando-se assim um dos maiores festivais de cultura negra latino-americana.
Sobre a PretaHub
A PretaHub é um polo de criatividade, inventividade e tendências pretas. É o resultado de mais de vinte e dois anos de atividades do Instituto Feira Preta no trabalho de mapeamento, qualificação técnica e criativa, incubadora e aceleradora de empreendedores negros no Brasil. É o lugar onde se pensa a relação com a cultura, a economia e o empreendedorismo pretos, a partir de um olhar honesto e propositivo, entendendo seus papéis fundamentais na mudança estrutural de uma sociedade – e um mercado – que precisa absorver esta população não apenas em seus processos de consumo, mas no respeito à sua existência enquanto potência criativa e empreendedora. Saiba mais por meio do site.