Pré Arrastão Màrìwò invadiu o bairro Concórdia, em Belo Horizonte

  • 13/02/2024
  • 0 Comentário(s)

Pré Arrastão Màrìwò invadiu o bairro Concórdia, em Belo Horizonte

Foto: Produção 

Ação integra o Projeto: “Arrastão Màrìwò – Bloco Afro Magia Negra”, que realizou muitas outras atividades durante o período pré-momesco de Belo Horizonte

Diversão, alegria e muita ancestralidade comandaram o Pré Arrastão Màrìwò, que o Bloco Afro Magia Negra realizou no último fim de semana, no bairro Concórdia, em Belo Horizonte, e contou com a presença de muitos foliões. O local é conhecido por ser um espaço sagrado e fazer parte do território que é compreendido como parte da “Pequena África” da capital mineira.

“Nosso aquecimento no afrormigueiro, serviu como uma preparação das sensações e delícias que terá no cortejo oficial”, explica Camilo Gan, fundador do Magia Negra. festa rolou a tarde inteira na Tendinha Baticum e a programação foi intensa. Às 15h, houve um esquenta com a bateria e o corpo de dança. O mini arrastão saiu às 16h e em seguida, houve um show com a banda completa do Bloco Afro Magia Negra, com a participação dos artistas Compadre Carlos e JhonnyHerno.

Esse evento integra o Projeto: “Arrastão Màrìwò – Bloco Afro Magia Negra”, com realização do Ministério da Cultura e Governo Federal, via Lei Federal de Incentivo - Lei Rouanet, com patrocínio da Engea.O projeto conta também com outras ações, como por exemplo, a Oficina “Estética sonora Banda de Rua”, que teve carga total de 12 horas e beneficiou cerca de 50 pessoas. A oficina teve como foco a prática e experimentação musical dos instrumentos GAN (instrumento maestro do atabaque do candomblé), pandeiro árabe, Djembe, Xequerê, Gunga e clarins..

Outra ação que também integra esse projeto foi o evento “Ritual Designer –Bloco Afro Magia Negra Arrastão Màrìwò 2024, em reverência ao homenageado especial do Bloco, Jorge dos Anjos, realizado no atelier do artista. “Uma forma de promover o reconhecimento a uma personalidade artística de etnia afro biologicamente de epiderme negra, que tem potencial atuante na arte e cultura negra biologicamente reconhecido, com magnitude e competência para estar presente com sua arte, na estética filosófica corporal e musical do arrastão Màrìwò”, ressalta Camilo.

O evento de homenagem ao artista contou, em sua programação, com falas dos principais articuladores do Bloco e do homenageado, apresentação do instrumento musical GAN, uma escultura sonora feita por Jorge dos Anjos, performance Mulheraço, momento em que as mulheres do Bloco tocaram e dançaram as esculturas do Jorge, e os homens tocaram tambores de couro e plástico. Neste evento houve ainda a entrega do primeiro volume do ensaio fotográfico do Manual da Magia Negra e a Barraca Minasjé com comidas e bebidas de deuses africanos e encantados do Brasil.

Todas essas atividades fizeram parte da programação geral do carnaval do Bloco, foram totalmente gratuitas e destinadas ao público em geral, sem distinção de raça, cor, gênero, orientação sexual, classe social, e respeitaram e valorizaram todo tipo de diversidade. 


#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Sou Má

- Ludmilla feat. Tasha e Tracie

top2
2. Calm Down

Rena

top3
3. ADL | Major RD | Mc Hariel | Mc Marechal | Leci Brandão (Prod. Índio)

Favela Vive 5 - ADL

top4
4. Zona de Perigo

Léo Santana

top5
5. Até que Durou

Péricles

Anunciantes