Elisa de Sena e Jeh Senhorini lançam, no pré-carnaval de 2024, o afrobeat “Acorda”
- 25/01/2024
- 0 Comentário(s)

Foto: Rafaela Zeferino
O primeiro single em parceria das cantautoras chega repleto de axé e mensagem. Segundo as artistas, a canção nasce para exaltar a negritude e a ancestralidade.
O encontro das duas artistas se inicia na banda Elisérgica, criada por Elisa de Sena. Nela, as duas compositoras dividem o palco. Jeh, na Banda Elisérgica, fica a cargo dos efeitos eletrônicos.
O convite da parceria surgiu a partir de uma faísca iniciada por Flávia Ellen, amiga das artistas e ativista na cena das compositoras e produtoras de BH, que convocou Jeh para escrever para o seu bloco de carnaval. “Acorda começou a nascer e a primeira pessoa que pensei foi na Elisa pra finalizá-la comigo”, conta Jeh.
Acompanhadas de Débora Costa no arranjo da percussão, Leticia Damaris no arranjo das guitarras e Marion Lemonnier na produção musical, beat, guitarra e synths, as mineiras misturam o samba reggae anos 90 com o afro pop contemporâneo.
Acorda é uma palavra que soa de várias maneiras. Seja um chamado para o despertar ou a lembrança da corda que separa os foliões abonados da pipoca no Carnaval (realidade que, felizmente, não vivemos em Belo Horizonte). Ambos significados, aparentemente distantes, podem dizer muito para quem tem a pele preta no Brasil. “Combater o racismo e trabalhar a transmutação através da música faz parte da minha missão como artista. Aceitei o convite de Jeh com alegria por poder trazer um tema tão importante e sério ao mesmo tempo em que festejamos na folia. O nosso carnaval é de luta” - afirma Elisa.
A canção composta por Jeh Senhorini e Elisa de Sena, chega ao mundo em plena véspera da folia convidando o folião para cantar junto. "A música possui uma mensagem de luta com sonoridade pulsante. Ela convida para a dança e propõe a reflexão: quais são as nossas origens? Qual a realidade dos fatos nesse mundo que vivemos quando se fala em racismo? Reconhecer e aclamar nossas raízes é uma forma de entender que o belo está em nós e que podemos ir além. Sem positividade tóxica, sem subserviência”. - Diz Jeh.
O lançamento da canção nas plataformas de streaming aconteceu no dia 23 de janeiro e será possível escutar ao vivo em alguns blocos da cidade.
Link para as plataformas digitais:
Serviço:
23/01 - Lançamento da música nas plataformas de streaming
Pré carnaval:
28/01 - Ao vivo no Bloco Bruta Flor
03/02 - Ao vivo no Bloco Clandestinas
03/02 - Ao vivo no Bloco Puf TicTá
04/02 - Ao vivo no Bloco As Panderista
Carnaval:
13/02 - Ao vivo no Bloco Juventude Bronzeada
(datas à confirmar):
Magia Negra
Angola Janga