O EP Furo de Roteiro está no ar: o lançamento do músico mineiro Marcos Buraco contará com show de estreia gratuito no Viaduto das Artes, dia 15/12, às 19h30.
- 14/12/2023
- 0 Comentário(s)

Foto: Denise Santos
O EP Furo de Roteiro já está disponível nas plataformas em todas as plataformas digitais. Marcos Buraco, músico belo-horizontino e cria do Barreiro, estreia seu primeiro trabalho autoral no EP com 6 músicas e 3 poesias autorais. O álbum é referenciado por ritmos que fazem parte da tradição afromineira, através da presença do tambor, pandeiro e berimbau, em uma fusão com a brasilidade do samba, pagode e a urgência da cultura Hip Hop.
“O EP tem o nome de Furo de Roteiro porque minha arte e a mensagem que tento levar é sobre escapar das limitações que o roteiro social do racismo, da violência e da exploração do trabalho tenta nos colocar. Furar o roteiro é resistir às opressões, é poder referenciar nossa ancestralidade, sobre ocupar e criar nossos espaços. É também poder ser um pai amoroso com minhas filhas”, afirma Marcos Buraco.
Na companhia de TiGleison, Manu Ranila e Diego de Deus, Marcos Buraco apresenta um repertório de composições que traz um olhar sobre o cotidiano periférico, fala da resistência e desafios do povo pobre, da resiliência dos povos Indígenas e do povo negro do Brasil, na intenção de informar e resgatar as identidades ancestrais. “Esse trabalho reúne composições que vim realizando ao longo dos últimos quatro anos e leva muito da minha trajetória, além das trocas incríveis que pude colecionar, são muitas vozes comigo. Com o Furo de Roteiro dou mais um passo na missão de levar ao mundo um pouco mais da história do povo negro, no papel de um Griot, essa figura ancestral que compartilha a memória com as palavras”, celebra o músico.
O esforço de resgatar importantes figuras históricas para a resistência ao racismo permeia toda a obra e reforça a valorização da cultura afrobrasileira. Na faixa “Marcha Grave” grandes nomes são saudados, como o capoeirista Besouro Cordão de Ouro, Manoel Henrique Pereira, baiano que no início do século XX tornou-se o maior símbolo da capoeira baiana. Há também Rainha Nzinga, conhecida também como Ana de Sousa Nzinga Mbande, líder política e militar que historicamente resistiu à colonização portuguesa em Angola. A presença de Alforriado Matias também é reverenciada e lembra a importância desta figura na luta contra a escravidão na região do Barreiro (BH/MG), em 1877.
“Por muito tempo eu tive poucas referências de pessoas negras, além da minha família, que pudessem inspirar a nossa luta contra a desigualdade, poder sentir fortalecido pela história de resistência que nossos antepassados tiveram. Neste EP, nossa mensagem é essa: fazer um resgate e trazer essa força para que possa alimentar nossa caminhada”, diz Buraco.
Além das músicas, o EP traz 3 poesias compostas por Buraco que versam sobre paternidade, amor e justiça social. A presença da poesia no álbum remonta às origens do cantor, que se encontrou como poeta no Sarau Coletivoz.
Estreia com Show Gratuito
No dia 15/12, às 19h30, no Viaduto das Artes (Avenida Olinto Meireles, 45, Barreiro) , Marcos Buraco e banca realizam o show de lançamento gratuito do EP Furo de Roteiro. O show contará com a apresentação das músicas e poesias que compõem o EP e marcará presença em um espaço importante para a formação do artista e demais nomes da cena da cultura hip hop de Belo Horizonte.
Galo Cantô: um single para abrir os caminhos
A música que abre o EP Furo de Roteiro também é o single de estreia da nova fase da carreira de Marcos Buraco. Com 2min26seg de duração, o single reúne tambor, cavaquinho, violão sete cordas, patangome, além de uma letra carregada de referências às religiões afrobrasileiras, aos povos originários que realiza um pedido de justiça pelas violências históricas vividas pelas populações negra e indígena, mas também se apresenta como uma ode à resistência e a vida.
“Galo Cantô é a primeira música do álbum e o primeiro single justamente porque é ela que abre os caminhos para que o restante possa surgir. O galo é um dos símbolos do orixá Exu, rei dos caminhos, que torna possível nossa comunicação, traz passagem para que nossa mensagem possa chegar até as pessoas”, afirma Buraco. Ouça aqui!
Veja o tracklist de Furo de Roteiro
Sobre o artista
Marcos Buraco é cantor, multinstrumentista, poeta, arte educador e capoeirista. Com seus 37 anos, Buraco, como é conhecido, nasceu e vive no Barreiro, lugar que lhe trouxe grande parte das suas referências do samba, pagode e da cultura Hip Hop. A carreira do artista foi criada no aprendizado nas ruas, na convivência com amigos e familiares que o introduziram no mundo da música. Marcos foi instrumentista e backing vocal do Projeto Manobra, grupo de Rap orgânico e ritmos brasileiros. É co-fundador, arranjador e produtor da Orquestra Mineira de Pandeiros. Arranjador e músico do Projeto Arruda de Michelle Bernardino.
O EP Furo de Roteiro é realizado com apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, registrado sob o projeto de nº 1112/2022.
Serviço
Assunto: Lançamento do EP “Furo de Roteiro” de Marcos Buraco
Artista: Marcos Buraco (https://www.instagram.com/bur4c0/).
Tema: Ancestralidade, resistência ao racismo, sobrevivência, valorização da vida e da cultura popular e urbana.
Ouça: escolha sua plataforma.
Show de Lançamento: 15/12, às 19h30, gratuito, no Viaduto das Artes (Avenida Olinto Meireles, 45, Barreiro.
Single Galo Cantô: Spotify e Deezer