Projeto Canjerê celebra Dia do Samba com show gratuito do Direito de Sambar e DJ Leo Oliveira

  • 28/11/2023
  • 0 Comentário(s)

Projeto Canjerê celebra Dia do Samba com show gratuito do Direito de Sambar e DJ Leo Oliveira

Foto: Giovani Oliveira

Programação Canjerê do Samba acontece neste domingo, dia 3, fechando o calendário de eventos do Projeto Canjerê, em 2023, no Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado – CRCP

Para celebrar o Dia Nacional do Samba, comemorado no dia 2 de dezembro, o Instituto Cultural Casarão das Artes Negras preparou uma ação especial fechando o calendário de eventos do Projeto Canjerê, em 2023. No domingo, dia 3 de dezembro, das 12h às 16h30, o Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado – CRCP será palco para o evento Canjerê do Samba, que terá as atrações Grupo Direito de Sambar e DJ Léo Oliveira. O evento possui entrada gratuita.

O público poderá curtir o melhor do samba com o Grupo Direito de Sambar conjunto de Belo Horizonte composto por Áderson Rocha (cavaquinho), Daniel Santos (violão), Jimmy Roque (percussão), Rômulo Souza (percussão) e Ton Guimarães (voz). Fundado em meados de 2012, com o nome de Grupo Angenor e manteve este nome até 2022. A expressão “Direito de Sambar”, além de seus múltiplos significados, dá título a uma canção do sambista baiano Oscar da Penha, o “Batatinha”. Assim, o nome do conjunto de samba de Belo Horizonte presta também homenagem a um artista brasileiro de grande talento, mas pouco lembrado pelas gerações atuais, como outros tantos.

O repertório do Grupo Direito de Sambar é composto por sambas de diversos compositores renomados da música brasileira. Nelson Cavaquinho, Cartola, Paulino da Viola, Zé Kéti, Adoniran Barbosa, Paulo César Pinheiro, Dona Yvone Lara, Délcio Carvalho, Nei Lopes são alguns dos “bambas” presentes nos shows.

Quem comanda a pista é o DJ Leo Oliveira, pesquisador musical que apresenta o programa ELEKTRONICA (Rádio UFMG Educativa FM 104,5), e, CONEXÃO ELEKTRONICA, na Top Rádio Web, que prepara um set especial de samba para o evento. Suas pesquisas transitam nas influências exercidas pela música negra mundial, com destaque para o Jazz, em todos os seus estilos, dos clássicos aos contemporâneos. Em seus sets toca Nujazz, Acidhopjazz, Afrohouse, Brasilidades, Instrumental Brasileiro, entre outros. Criador do OHM Coletivo, que promove a partir de 2018 o Projeto Nujazz no Parque junto ao Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional - CRCP Lagoa do Nado, e outros projetos alinhados, como o Nujazz no Museu, Nujazz no Teatro e Nujazz na Praça. Desde 2020 é curador e organizador do Sabará Jazz Festival, chancelado pela UNESCO e pelo Herbie Hancock Institute of Jazz. Faz parte do corpo editorial da Revista Canjerê do Instituto Cultural Casarão das Artes Negras, foi criador, editor e designer da revista OHM Music Magazine.

Projeto Canjerê 2023

O projeto Canjerê é uma iniciativa do Instituto Casarão das Artes Negras, que tem por objetivo promover atividades e debates com temáticas relacionadas à arte e cultura de matriz africana. Este projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte. A programação já desenvolveu a edição do Canjerê Mulher, que evidencia o trabalho de mulheres negras de destaques na área da música, realizado no mês de março. Em setembro a Vl Mostra Conceição Evaristo trouxe uma homenagem a uma das principais escritoras do país. Em outubro, o Projeto Canjerê promoveu uma Vivência de Capoeira a partir de diálogos com capoeiristas moçambicanos, no Centro Cultural São Geraldo, e finaliza a agenda do ano celebrando o Dia Nacional do Samba.

nstituto Cultural Casarão das Artes Negras

O Instituto Cultural Casarão das Artes Negras nasceu em 2013, com o intuito de valorizar e promover a cultura africana e afro-brasileira, além de contribuir para o enfrentamento do racismo na sociedade brasileira. A instituição ganhou destaque no cenário cultural de Belo Horizonte por meio da valorização da arte, música, moda, literatura e culinária. Além de realizar anualmente o projeto Canjerê e outras agendas, o Instituto também é responsável pela publicação Revista Canjerê, atualmente com periodicidade semestral.

SERVIÇO

Canjerê do Samba - Projeto Canjerê 2023

Data: Domingo, dia 3 de dezembro, das 12h às 16h30.

Atrações: DJ Léo Oliveira (Set especial de samba) e Grupo Direito de Sambar (samba antigo e contemporâneo)

Local: Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado – CRCP - R. Min. Hermenegildo de Barros, 904 - Itapoã, Belo Horizonte


#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Sou Má

- Ludmilla feat. Tasha e Tracie

top2
2. Calm Down

Rena

top3
3. ADL | Major RD | Mc Hariel | Mc Marechal | Leci Brandão (Prod. Índio)

Favela Vive 5 - ADL

top4
4. Zona de Perigo

Léo Santana

top5
5. Até que Durou

Péricles

Anunciantes