Breeu Baile estreia com a funkeira mais ouvida em Minas, Mc Mika, e DJ Mirands
- 24/11/2023
- 0 Comentário(s)

Foto: Luciano Nunes
O evento integra a programação de festas residentes da Aquilombar, nova casa de cultura de Belo Horizonte, na Lagoinha, que traz o protagonismo da cultura periférica, negra e LGBIQIAPN+ conectando artistas de diferentes territórios
Neste sábado, dia 25/11, é a estreia do BREEU Baile, festa residente do Aquilombar que convida o público para se jogar na pista ao som de funk, pagodão, afrobeats e outros ritmos periféricos. Na programação está a funkeira mais ouvida de Minas Gerais, MC Mika, um dos idealizadores da BATEKOO, o DJ Mirands (SP), e artistas expressivos da cidade como DJ Grabs, Namoradinha do Brazil e Amerikana. Trazendo a proposta de pouca roupa, pouca luz, e muito suor na pista, a festa oferece um lugar seguro e confortável para o público se expressar livremente por meio da dança. Os ingressos para o Breeu Baile estão disponíveis a partir de R$30, no site da Sympla - sympla.com.br/aquilombarbheventos.
Com números expressivos nas plataformas digitais de streaming- apenas no Spotify possui 5 milhões de ouvintes mensais - a artista Mc Mika é uma das estrelas da noite. Elaalcança a marca de mais de um bilhão de views em todas as plataformas digitais somados e possui trabalhos autorais espalhados no YouTube, Spotify, Deezer, entre outros. Nascida em São Luís do Maranhão, mora em Belo Horizonte (MG) desde os 6 anos, e aos 22 anos já conquistou muitos fãs com suas composições. Ainda criança começou a se descobrir enquanto cantora na igreja de sua religião, e desde então passou a se dedicar à música. Hoje é referência feminina dentro do Funk Mineiro, com grandes sucessos, é a voz das faixas Set do Dj Wesley Gonzaga, como "Ele é magrin", "Branca de Neve", "Nem casado nem solteiro" e "Porte da 40", sucesso nas plataformas. Atualmente, a cantora emplacou mais um hit que segue o topo das mais ouvidas do Brasil “Fode bem” (videoclipe disponível aqui), em parceria com Felipe Amorim, e vem trabalhando para a construção de seu selo musical.
Outro destaque da noite será o set de Mirands, DJ open format e um dos idealizadores da BATEKOO, um importante manifesto do movimento negro e LGBTQIA+ no Brasil, que valoriza a diversidade e, por meio da música e dança, empodera minorias. Mirands sempre traz o seu olhar único sobre o que se propõe a fazer, principalmente na seleção musical. Quem já ouviu um set dele com certeza já viveu grandes momentos - é funk, afrobeat, afrohouse, gouse e voguebeat. O artista toca em diversas festas ao redor do Brasil e do mundo. Ele já integrou o line up de grandes eventos como Summerstage Festival 2019 (Nova Iorque – EUA), AFROPUNK Festival 2019 (Brooklyn – EUA), Hasta Abajo por Red Bull 2019 (Santiago – Chile), Boiler Room Festival 2021 (Barcelona), Copa do Mundo 2022 (Qatar). Apenas neste ano, já passou por palcos como do Festival SPANTA (Rio de Janeiro), Festival Queremos (Rio de Janeiro), Whole Festival (Berlim), Milkshake Festival (Amsterdam), Black Queer Parade (Amsterdam), e Festival The Town (São Paulo).
A estreia do Breeu Baile também trará artistas de destaque no cenário belo-horizontino. Cria do Morro do Nova Cachoeirinha em BH, DJ Grabs também se apresenta na festa trazendo sua pesquisa musical que parte da Black Music. Seu trabalho é desenvolvido celebrando a diversidade de expressões musicais e do berço cultural do país e interagindo com o público das periferias de BH. O artista traz em sua performance vertentes da black music como: hip hop, afrobeat e funk. DJ residente das festas Absurda, Revoada 31, Baile do Popô e Grupo Identidade, já se apresentou em eventos como Original Sundays, Bronka, Carnaval de BH e Virada Cultural e também é idealizador do Festival Toca na Favela.
O público também vai dançar ao som de Marli Ferreira, também conhecida como Namoradinha do Brazil. Artista trans/travesti que atua na cena de Belo Horizonte em diversas linguagens da arte, como teatro, cinema, moda, produção de imagem e música. Como DJ na cena atual, desenvolve o projeto HARDTRAVA, que consiste na proposta de contravenção dos gêneros musicais com a estética e mixes que são de dançar o set inteiro, sempre pensando no conforto ou desconforto sonoro.
A noite também contará com apresentação da Amerikana. Travesti do Serrão, Iara Fernandes nos seus 25 anos já é DJ, performer, dançarina, modelo e drag. Começou sua jornada na arte pelo ballet clássico passando por vários outros estilos dançantes, tendo experiências no Valores de Minas e outras escolas de dança, tudo isso aplicado em suas perfomances e discotecagens. Atualmente é residente da Masterplano, Tumulto, Dildo entre outras e Statement na Ballroom, onde aprofunda sua pesquisa na cultura e Mother da Kiki House of Dubeco.
Aquilombar
A casa de cultura Aquilombar é um novo empreendimento de impacto sociocultural em Belo Horizonte. Abraçar a cultura negra, periférica e LGBTQIAPN+ são centrais na iniciativa que propõe a diversidade e a conexão entre artistas de vários territórios do Brasil. À frente do Aquilombar estão duas mulheres empreendedoras, que acumulam anos de experiência no mercado cultural: a influenciadora social e agitadora cultural, Fatini Forbeck e a publicitária e produtora cultural, Nathalia Trajano. Com a proposta de potencializar a cultura na cidade, a casa revive em seu conceito a tradição da região da Lagoinha, que é ser o berço do samba e pequena África de Belo Horizonte. Localizada na Rua Itapecerica, o empreendimento ocupa um espaço de 750m2 e conta com estrutura completa com palco, cozinha, bar, banheiros.
SERVIÇO
Aquilombar
Endereço:
Rua Itapecerica, 865, Lagoinha
Instagram: @aquilombar_bh¦ Ingressos: sympla.com.br/aquilombarbheventos
BREEU Baile
Sábado, 25/11, às 21h.
Atrações: MC Mika, Mirands (SP), Amerikana, Grabs e Namoradinha Do Brazil.
Ingressos: A partir de R$ 30,00 ¦ Vendas: Sympla