Prêmio Zumbi de Cultura 2023 homenageia destaques da cultura negra no Grande Teatro do Sesc Palladium
- 16/11/2023
- 0 Comentário(s)

Fonte: Secult MG
A Cia Baobá Minas realizará, nesta quinta-feira (16/11), o XIV Prêmio Zumbi de Cultura. Dada em novembro em comemoção da Mês da Consciência Negra, a premiação é destinada a personalidades negras que se destacaram nos campos das artes, política e da cultura, em Minas Gerais e no Brasil. O evento ocorrerá a partir das 19h, no Grande Teatro do Sesc Palladium, que integra o Circuito Liberdade.
O prêmio é distribuído em 21 categorias: dança, teatro, música, artes visuais, religiosidade, literatura, educação, manifestação cultural, personalidade negra, menção honrosa, atuação política, destaque mulher negra, destaque homem negro, protagonismo juvenil, resistência LGBTQIA+, representatividade mirim, mestre de cultura popular, comunicadores (as) negros, empreendedorismo negro, gastronomia e audiovisual – estas duas últimas estreando este ano. Os vencedores recebem uma estatueta confeccionada pelo artista plástico Jorge dos Anjos.
A premição foi idealizada Júnia Bertolino, fundadora da Cia Baobá Minas, que se inspirou em Dona Bela, matriarca do congado em Belo Horizonte. Na primeira edição, realizada em 2010, Dona Bela recebeu o Prêmio Zumbi de Cultura aos 106 anos de idade. A rainha levou ao palco do Grande Teatro do Palácio das Artes,na ocasião, sua primeira coroa pela dedicação ao congado, recebida aos três anos de idade, em Patos de Minas. Nesses 13 anos, o prêmio já homenageou mais de 500 pessoas. O evento tem apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), Sesc Palladium e outras instituições.
Sobre a Companhia Baobá Minas
A Cia Baobá Minas foi criada em 1999 por Júnia Bertolino. O coletivo busca abordar o cotidiano do negro, a cultura, ritmos, poesia e dança afro-brasileira, no intuito de mostrar ao público uma imagem do negro em toda sua beleza e altivez.
Além disso, a companhia apresenta a cultura popular das diversas comunidades negras do território nacional, ressaltando valores e temáticas importantes nesta cultura, como a oralidade, memória, ancestralidade e identidade, sobretudo notório saber dos mestres populares e a valorização da cultura de matriz africana.
Premiados 2022:
- Ana Clélia Moreira - (Mametu Lupangu) – Religiosidade
- Moara Sabóia - Destaque Mulher Negra
- Valeria Silva - Personalidade Negra
- Wilson Avelar - Artes Visuais
- Claudia Magno - Empreendedorismo Negro
- Rafaela Aparecida - Representação Mirim
- Afoxe Ilê Odara - Manifestação Cultural
- Lu silva – Dança
- Flavio Santos - Protagonismo Juvenil
- Larissa Borges - Atuação Política
- Chica Reis – Teatro
- Mestre Faria - Mestre de cultura popular
- Sonia Augusto – Educação
- Eduardo Levi – Literatura
- Ricardo Casimiro - Destaque Homem Negro
- Rita Silva – Música
- Soraya Menezes –Resistência LGBTQIA+
- Elissandra Flávia (Sandrinha) - Comunicadores Negros (as)
- Isabel Antônia Casimiro – Menção Honrosa