Ocupa Cóccix oferece série de oficinas e espetáculos gratuitos para a população durante o mês de novembro

  • 14/11/2023
  • 0 Comentário(s)

Ocupa Cóccix oferece série de oficinas e espetáculos gratuitos para a população durante o mês de novembro

Projeto da Cóccix Cia. Teatral reúne 14 atividades culturais e formativas que terão início a partir do dia 15 desse mês nas regionais Venda Nova e Nordeste

Garantir ao grande público e a agentes culturais que residem em bairros periféricos da capital mineira acesso à fruição e produção artística e cultural de forma irrestrita. Esse é o objetivo da Circulação Ocupa Cóccix que, durante o mês de novembro, promoverá apresentações gratuitas de quatro espetáculos da Cóccix Cia. Teatral, além de seis rodas de conversa e três oficinas de teatro e produção cultural na qual os fundadores da companhia repassarão seus conhecimentos acumulados em mais de 17 anos de atuação. As atividades começam no dia 15 (quarta) e vão até 30 de novembro, com entrada gratuita. O projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.

De acordo com Sinara Teles, cofundadora do grupo e coordenadora do projeto, a motivação partiu de uma reflexão sobre os processos de marginalização cultural impostos àqueles que moram em territórios periféricos da cidade. “Trata-se de uma situação em que a falta de acesso à direitos básicos submetem tais populações a viverem em margens que não são só territoriais, mas sim econômicas, sociais, culturais e políticas. Portanto, os espetáculos e ações formativas que serão realizadas são atividades estratégicas que visam promover importantes reflexões acerca do acesso a direitos fundamentais”, explica.

Nos dias 15, 16 e 17, Sinara ministrará a oficina Produção cultural – elaboração de projetos, na qual vai ensinar um conjunto de informações e princípios básicos de produção e gestão do trabalho artístico para atores, atrizes, estudantes de teatro e artistas interessados(as). Os participantes aprenderão noções de financiamento do teatro por meio das leis de incentivo, prêmios, e produções independentes; planejamento, orçamento financeiro, gestão, produção executiva, apresentação, objetivos e justificativa para escrita de projeto; plano de metas e cronograma. O horário é das 8h às 13h, no Centro Cultural Venda Nova (R. José Ferreira dos Santos, 184 - Jardim dos Comerciários). O pré-requisito é ter mais de 18 anos. 20 vagas. Inscrições pelo linktr.ee/Coccix.

Já entre os dias 27 e 30, Rogério Gomes, também fundador do grupo, ministrará a oficina Teatro épico e Teatro do oprimido. Por meio de atividades de estudo e práticas como jogos teatrais e criações de microcenas, os participantes aprenderão os fundamentos e objetivos que levaram Bertolt Brecht e Augusto Boal a desenvolverem os métodos do Teatro Épico e Teatro do Oprimido. O público também conhecerá como a Cóccix Cia. Teatral utilizou estes dispositivos em seus processos de criação, e como estes dispositivos corroboram para o que se quer comunicar em cena. A oficina será realizada no bairro Jardim Vitória com uma turma acontecendo na parte da manhã, das 9h às 12h, no condomínio Hibisco, e outra no período da tarde, das 14h às 17h, no condomínio Esplêndido. Serão 40 vagas no total (20 por turma), voltadas para estudantes de arte e pessoas interessadas em arte e cultura com mais de 14 anos. Inscrições pelo linktr.ee/Coccix

Espetáculos teatrais 

Fundada em 2006, a Cóccix Companhia Teatral desenvolveu diversos projetos artísticos e culturais que resultaram na criação e realização de seis espetáculos teatrais, com histórico de participação em importantes festivais de Belo Horizonte e de Minas, tais como FIT-BH (Festival Internacional de Teatro Palco & Rua de Belo Horizonte), Festival de Inverno de Itabira, FAN-BH (Festival de Arte Negra de Belo Horizonte), Festival de Inverno de São João del-Rei, Festival de Inverno da UFMG, VAC (Verão Arte Contemporânea) e Mostra Benjamim de Oliveira

Quatro deles, montados entre 2010 e 2023, estarão em cartaz nessa curta temporada, começando no dia 18 (sábado), às 19h, com a apresentação de A Santa do Capital (2016). O espetáculo é uma livre adaptação do texto a Santa Joana dos Matadouros, de Bertolt Brecht, e propõe uma ressignificação dos espaços urbanos enquanto acaba por discutir as facetas do capitalismo. O local será o Centro Cultural Venda Nova e a classificação é livre.

No dia 19 (domingo), às 19h, também no Centro Cultural Venda Nova, será exibido Pedaço de Homem Cercado de Outro por Todos os Lados (2010). A peça é uma provocação acerca da condição do homem contemporâneo, mergulhado em um mundo estranhamente contraditório de excessos e escassez. Classificação: 16 anos

Nos dias 23 e 24, o espetáculo mais recente da Cóccix, A Velha Venda Nova (2023), terá duas apresentações nos condomínios Hibisco e Esplêndido do bairro Jardim Vitória, respectivamente. A montagem reúne os fatos, causos e lendas que marcaram os três séculos de história da regional Venda Nova e contará com interpretação em Libras. Já nos dias 25 e 26, no mesmo local, será encenado o Meu Canto de Graça (2010), que conta as histórias de três personagens que têm um sonho em comum: ter um lugar. Ambas as peças têm classificação livre, com exibição sempre às 19h.

Direito à cultura 

A discussão sociopolítica, em especial no que afeta as minorias periféricas e as questões que atravessam o cotidiano dessa população são pautas que perpassam o trabalho criativo da Cóccix Cia. Teatral desde seu início e que assumem forma no projeto Ocupa Cóccix, sob o viés da democratização da cultura. Segundo Rogério Gomes, fundador e diretor artístico do grupo, o projeto foi idealizado com um forte sentimento de esperança na luta pela criação de leis que assegurem que todas as pessoas, independente de raça, credo, idade, gênero e locais que residem, façam pleno exercício dos direitos culturais, que envolvem o irrestrito acesso aos meios de produção e fruição de atividades artísticas e culturais. “Acreditamos que a arte e a cultura são elementos essenciais para a construção de uma sociedade caracterizada pela valorização das diversidades e pluralidades socioculturais, transformando esses territórios em espaços que podemos chamar de ‘nosso lugar no mundo’”.

Fundada no ano de 2006, a Cóccix Companhia Teatral é uma associação cultural sem fins lucrativos sediada e atuante na regional Venda Nova. Ao longo de sua trajetória de 17 anos, o grupo desenvolveu diversos projetos artísticos e culturais que resultaram na criação e realização de 6 espetáculos teatrais, 10 edições do festival multicultural intitulado "Festival Ponta a Pé Cultural, 4 edições da mostra cultural intitulada "Mostra Puxadinho”, e de um “Programa de Ações Formativas” envolvendo a realização de atividades de “formação de público”, bem como a realização de oficinas artísticas e culturais que geraram a capacitação, qualificação e aprimoramento técnico a diversos profissionais do setor cultural. O grupo desenvolve pesquisas artísticas envolvendo os dispositivos: Ocupação artística, máscara e mascaramentos, teatro épico dialético, site Specific e teatro físico, tais pesquisas resultaram na criação dos espetáculos que integram o repertório do grupo.

SERVIÇO

¦ Circulação Ocupa Cóccix 15 a 30 de novembro 

ATIVIDADES GRATUITAS 

Instagram: @coccixcompanhia Facebook: @coccixteatral


#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Sou Má

- Ludmilla feat. Tasha e Tracie

top2
2. Calm Down

Rena

top3
3. ADL | Major RD | Mc Hariel | Mc Marechal | Leci Brandão (Prod. Índio)

Favela Vive 5 - ADL

top4
4. Zona de Perigo

Léo Santana

top5
5. Até que Durou

Péricles

Anunciantes