Carnaval de BH 2024 já está vivo com oficinas gratuitas de percussão do bloco Havayanas Usadas
- 13/10/2023
- 0 Comentário(s)

Foto: Havayanas Usadas / Mídia Ninja
Há quatro meses da programação oficial do Carnaval, Belo Horizonte já se prepara para receber, maisuma vez, uma das maiores folias de todo o Brasil, com milhões de participantes nas ruas da capital. Osblocos de rua de BH estão se organizando para qualificar a festa e refletir sobre os desafios do ano quevem. Um deles é o Havayanas Usadas, que está lançando o projeto “Folia Viva” no próximo dia 14 deoutubro (sábado), com o início de um ciclo de oficinas gratuitas de percussão para o público interessado emgeral.
Serão quatro encontros em que será possível aprender e se desenvolver nas noções básicas de instrumentos como a caixa, o surdo, o repique e o xequerê, levando em conta a particularidade das performances em conjunto, os arranjos e as convenções musicais do Carnaval de Belo Horizonte. O projeto também inclui rodas de conversa sobre a folia na cidade, sua história recente e seus desafios. Segundo um dos regentes do Havayanas Usadas, Rodrigo Boi Magalhães, o objetivo é democratizar e ampliar a participação da população no carnaval de Belo Horizonte, que hoje mobiliza toda a cidade e também atrai imenso volume de turistas do Brasil e até do exterior.
“Essa é uma oportunidade para quem sempre teve vontade de tocar no carnaval, mas não sabia como aprender o básico ou como se comportar dentro da dinâmica de um bloco. Em BH, o carnaval de rua cresceu na última década com um conhecimento muito próprio, uma tecnologia de saberes que foi sendo desenvolvida e partilha da nas ruas. Por isso é tão importante aprender a tocar, a como estar em um bloco, mas também compreender essa história que foi construída e ser parte dela”,afirma.
Rodrigo Boi Magalhães é uma das pessoas que vai ministrar as oficinas do projeto “Folia Viva”. As demais são Peu Cardoso, Bela Leite, Débora Mendes, Laiza Lamara e Rafael Matos. Além de formar um novo grupo de ritmistas, o projeto espera conscientizar acerca da importância do carnaval local na perspectiva da diversidade, construindo uma folia cada vez mais igualitária. As rodas de conversas abordarão assuntos como o combate ao racismo no carnaval, a inclusão social, a história do carnaval, os direitos e protagonismos das mulheres e da população LGBTQIA+ durante a festa na capital mineira.
O projeto “Folia Viva” também prevê a gravação de vídeo-aulas interativas para as pessoas que queiram estudar em casa alguns dos ritmos, levadas e dinâmicas do carnaval de rua. São estruturas musicais utilizadas não somente nos desfiles do Havayanas Usadas, mas em diversos blocos da capital. Após o ciclo de oficinas, o projeto também inclui um show especial com a banda do bloco Havayanas Usadas e convidados, lançando o tema do seu desfile no carnaval de 2024.
O projeto “Folia Viva” é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte. O projeto tem patrocínio da Sympla. Todas as oficinas acontecem no CRESAN Mercado da Lagoinha (Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional), avenida Antônio Carlos, 821,Lagoinha. As vagas para participar das oficinas são limitadas. As inscrições são realizadas online, no endereço bit.ly/foliaviva .